PDF Imprimir E-mail

10/09/2010 - NEC Brasil participa da APTEL 2010

Companhia apresenta suas soluções de smart grid com o objetivo de estimular a adesão do conceito de sustentabilidade e inteligência no uso de energia no país.

A NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, participa do XI Seminário Nacional de Telecomunicações APTEL (Associação das Empresas Propietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações) 2010, maior evento do país focado em automação, TI e Telecom para empresas de energia elétrica, gás e petróleo. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no hotel Majestic, em Florianópolis, SC.

No dia 13/09, às 14h30, no auditório CC3, o diretor de negócios para utilities e governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa, profere a palestra “Smart Grid e TIC: uma perspectiva do Japão”. O objetivo é fornecer informações atualizadas sobre o Smart Grid em todo o mundo, com as novidades que já são utilizadas em outros países. Além de promover uma discussão sobre novos métodos e estratégias para utilizar a energia de forma sustentável e inteligente.

Durante a palestra, o executivo falará sobre o cenário japonês, no qual esse conceito já está mais maduro, pois o país preocupado com a escassez de petróleo, está adaptando e ampliando o seu eficiente sistema de geração e distribuição de energia para suportar a inserção no cotidiano de carros elétricos/híbridos e outras aplicações por meio da energia verde. A expectativa da NEC é de faturar cerca de US$ 1 bilhão até 2017 com a unidade de negócios green e de energia inteligente da companhia no mercado global.

Além disso, o executivo mostrará a importância desse conceito no cenário brasileiro, em que as empresas e operadoras começam a alocar recursos em iniciativas como essas, como é o caso de medidores inteligentes de energia, sistemas de balanceamento de fontes energéticas, entre outras tecnologias que já são realidade no Japão e contribuem para preservação dos recursos naturais e também para a redução dos gastos das companhias com energia.

A palestra também abordará a importância da modernização das redes de telecomunicações para suportar aplicações de smart grid, pois é necessário trafegar um número muito maior de informações para criar um sistema inteligente de energia e a infraestrutura de telecomunicações do país precisará se adequar a essa mudança iminente.

Massato acredita na adesão desse conceito por parte das empresas brasileiras e apóia as ações da APTEL para modernizar o setor de energia no Brasil. “Esse novo conceito apresenta benefícios tanto para as empresas como para o meio ambiente. Por isso, esse evento será uma ótima oportunidade de apresentarmos nossas soluções voltadas para esse mercado e contribuir para conscientização das empresas, oferecendo saídas inteligentes para os negócios e para preservação ambiental”, analisa.

“Nossa previsão é que até o ano de 2030, o conceito global de utilização de energia deverá se transformar totalmente. As pessoas e as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em tecnologias sustentáveis que acelerem a produção de maneira inteligente, contribuindo para o meio ambiente e para os negócios ao mesmo tempo. O objetivo desse evento é justamente estimular a difusão desse conceito no país. Vamos aproveitar a ocasião para apresentar os cases internacionais de sucesso e simular aplicações junto ao contexto da economia e da sociedade brasileira, estimulando cada vez mais a adesão do smart grid no país”, finaliza Massato.

Evento: XI Seminário Nacional de Telecomunicações APTEL
Data: de 13 a 15 de setembro
Local: Hotel Majestic.
Endereço: Av. Beira Mar Norte, 2746, Centro - Florianópolis/SC
Mais informações: www.dtech.com.br/sntaptel2010

Palestra NEC Brasil


Tema: “Smart Grid e TIC: uma perspectiva do Japão”
Palestrante: Massato Takakuwa, diretor de negócios para utilities e governo da NEC Brasil,
Data: 13/09
Horário: às 14h30
Local: auditório CC3


Fonte: www.nec.com.br